Suicídio
sob a luz da
Psicopatologia Fenomenológica
Proposta
Temática sempre muito delicada e, por vezes, polêmica, o suicídio surge no mundo contemporâneo como um desafio, cada vez mais prevalente, a ser enfrentado.
O curso organizado pela Escola de Psicopatologia da SBPFE oferece aos profissionais de saúde ferramentas para lidar e abordar a questão do suicídio em sua prática clínica.
Propomos abordar a temática por múltiplos olhares, seja de um ponto de vista epidemiológico, seja de um ponto de vista mais prático, sempre a partir da luz da psicopatologia fenomenológica.
Público alvo: profissionais da área de saúde mental, e interessados pela temática abordada.
Esse é um curso gravado.
As aulas tratam da questão do suicídio a partir de uma série de óticas, sempre com um olhar da psicopatologia fenomenológica.
O curso é dividido em 2 partes.
Primeira parte:
- O professor Flávio Guimarães-Fernandes, trata do tema de uma forma mais global.
- A professora Daniela Ceron-Litvoc traz a discussão do suicídio por uma ótica da temporalidade, com um enfoque na psicopatologia da infância e da adolescência.
Segunda parte:
- O professor William Miyamoto traz, na sequência, o suicídio dentro de contextos de vulnerabilidade social.
- O professor Flávio Gimarães-Fernandes traz, em seguida, uma aula onde faremos um percurso que segue o modelo filosófico racional, mas agora em uma concepção spinozana acerca do suicida e traçar um paralelo entre a ciência e esse pensador.
- A professora Carolina Colombo discute o suicídio pela ótica da temporalidade, espacialidade e intersubjetividade.
Descrição
Acesse o curso pelo link:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLsBJJNwdtaQAecSjGG1sVm-b9cVGyHmD4
Investimento: curso gratuito